Assessoria Energia Elétrica

. Gerenciamento dos Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica; Implantação de Tarifas reduzidas de energia elétrica, Tarifas Horo-Sazonais (Azul/Verde);

. Mercado Livre na compra de Energia Elétrica, fiscalizada através do Mercado Atacadista de Energia – MAE e regulamentada conforme a Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

. Correção de Fator de Potência na conta de energia elétrica;

. Laudos Periciais para Créditos de ICMS de Energia Elétrica;

. Laudos Periciais para Créditos de ICMS de Telecomunicações;

. Resgate do Empréstimo Compulsório de Energia Elétrica;

. Estudos de Conservação de Energia Elétrica;

Gerenciamento dos Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica

. Assessoramos as empresas nos contratos de fornecimento de energia elétrica com as concessionárias de energia elétrica, não deixando o cliente pagar nada a mais as concessionárias.

. Revisão nos Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica;

. Revisamos os contratos para que não haja abuso das concessionárias e verificando se os contratos estão entro da Resolução N° 456/01, resolução que determina as condições de fornecimento de energia elétrica da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

. Acréscimo de Demanda Contratada;
Não deixando que o cliente pague qualquer tipo de multas referentes às Demandas (KW) contratadas. Como Demanda de Ultrapassagem

. Redução de Demanda Contratada;
Quando é celebrado o Contrato de Demanda junto a Concessionária, a Concessionária cobra do cliente o valor contratado e não registrado, assim pagando uma energia elétrica sem ser utilizada.

. Adequar o Contrato de Demanda para que o Cliente não pague a Demanda Contratada sem a sua total utilização, ajustando os contratos próximos aos valores registrados.

. Comprovação de Eficiência Energética;

Poucos sabem que a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica dispõe de um incentivo para conservação de energia elétrica. Se a empresa comprovar que com alterações em sua linha de produção com equipamentos consomem menos energia elétrica, mas produzem a mesma quantidade do seu produto, a própria concessionária deverá pagar seu investimento.

. Vigências para casos de Sazonalidades.
Quando a empresa tem sua produção sazonal dentro do ano, poderá contratar Demandas (KW) diferentes, dentro de um cronograma de trabalho.

Implantação de Tarifas Reduzidas de Energia Elétrica

Tarifas Horo-Sazonais (Azul/Verde)

Atualmente o serviço prestado pelas concessionárias de energia elétrica em cumprimento as orientações das Portarias editadas pelo DNAEE – Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica e atualmente pela Resolução 456/01 da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, possuem tarifas diferenciadas para faturamento e comercialização de energia elétrica (Sistema Convencional, Horo-Sazonal Azul e Horo-Sazonal Verde).

Através da Portaria DNAEE N° 033 de 11/02/88 foram estabelecidas 03 (três) tipos de tarifas para Clientes de Grupo A (Industrial), supra citada, ou seja, que necessitam de serem alimentadas com tensão primária de distribuição, por possuírem carga instalada superior a 30 KW e a Demanda contratada ou estimada pela concessionária para o fornecimento igual ou inferior a 2.500 KW (Art.04 Parágrafo II).

Após os resultados extraídos do histórico de consumo e demanda dos últimos 11 (onze) meses da conta de energia elétrica, o nosso estudo mostra qual a tarifa que melhor se adapta a sua empresa, podendo reduzir em até 40% (quarenta porcento) o valor da conta de energia elétrica.

Mercado Livre na Compra de Energia Elétrica

Fiscalizada através do Mercado Atacadista de Energia – MAE e regulamentada conforme a Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Nossa empresa assessora as indústrias que poderão comprar energia elétrica no Mercado Livre, realizando estudos e negociando tarifas diretamente com as concessionárias. Celebramos todos os contratados necessários para implantação das novas tarifas (CCD/ CUST/ CUSD e CCV). Consumidores que possuem uma demanda contratada igual ou superior a 3,0 MW, conectado numa tensão de suprimento igual ou superior a 69 KV, podem escolher a concessionária da qual comprarão energia, negociando condições, prazos e tarifas.

PCH – Pequenas Centrais Hidrelétricas, consumidores que possuem uma demanda igual ou superior a 500 KW, podem o fornecedor de Energia Elétrica.

Correção de Fator de Potência na Conta de Energia Elétrica

· Constitui Fator de Potência a relação que produz trabalho chamada Potência Ativa (Útil), expressa em KW e a Potência utilizada para criar o fluxo magnético necessário ao fornecimento dos equipamentos industriais (transformadores, motores, reatores, etc.), chamada de Potência Reativa expressa em KVAr.

A soma geométrica indicada na conta de energia elétrica atingir valores inferiores a 0,92 há incidência do tributo, inversamente proporcional aos valores registrados, quanto menor for este valor maior será o tributo. O tributo é indicado como ( UFDR, UFER, Energia Excedente e Demanda Exc).

Para que seja retirado da fatura de energia elétrica este tributo oneroso, desenvolvemos técnica especializada nas instalações, otimizando o aproveitamento da Potência Ativa (Útil) com o implemento de cargas capacitivas, instalação de capacitores ou locando racionalmente a linha da produção conforme a sua exigência econômica.

Laudos Periciais para Créditos de ICMS de Energia Elétrica

Conforme regulamento do ICMS, Lei Complementar nº 102/2.000 de 11/07/2000 e LC 114/2.002, que introduziu alterações no texto da Lei Complementar nº 87/96 , para que essa Empresa possa se beneficiar do crédito do ICMS da conta de energia elétrica há necessidade do “Laudo Técnico Pericial”. Para isto deverá ocorrer, em termos percentuais, a separação de energia (KW) das áreas administrativas e produtivas de sua Empresa, com planilhas de equipamentos e consumos médios mensal. Atualizado uma vez ao ano.

Com isso separamos o percentual de direito (produção) para ser lançados em suas faturas de energia elétrica os créditos referentes ao ICMS.

Os serviços correspondentes acima, englobam em um novo levantamento dos equipamentos da empresa e análise de consumo dos últimos 12 (doze) meses. A necessidade de um novo laudo se implica a não aplicação de uma autuação por parte do fisco. Demonstrando sempre as mudanças realizadas na empresa. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, não é possível que uma empresa não modifique, acrescente ou exclui algum tipo de equipamento, influenciando diretamente na separação das áreas produtivas e administrativas, determinando assim um percentual para o crédito de ICMS mais fiel à realidade. Caso a empresa não vem aproveitando os créditos de ICMS de energia elétrica, poderá retroagir em até 05 (cinco) anos.

Laudos Periciais para Créditos de ICMS de Telecomunicações

Com o advento da Lei Complementar 102/00 e prorrogação com a Lei Complementar 114/02, os créditos de ICMS de telecomunicações estão restritos apenas para empresas exportadoras, proporcionalmente as sua receitas.

Nossa empresa atuará na assessoria junto ao Departamento Fiscal no intuito de orientar todos os procedimentos as serem adotados para o aproveitamento dos créditos de ICMS de Telecomunicações. E eventuais alterações na legislação vigente.

Resgate do Empréstimo Compulsório de Energia Elétrica

· Conforme as Leis 4.156/62 e 7.181/83 fora cobrado o Empréstimo Compulsório na conta de energia elétrica, reativo a 32,5% da tarifa fiscal na época, dos anos de 1977 a 1993.

Comprometemos em face ao presente instrumento, a prestar seus serviços profissionais, na defesa dos direitos do cliente, a fim de representá-la perante a empresa, com a finalidade de reaver por intermédio de procedimento administrativo os juros e as ações que couberem à ora do cliente, referentes ao Empréstimo Compulsório efetuado pela Eletrobrás. Sendo que o cliente tem como direito resgatar todo o ano os juros correspondentes ao Empréstimo Compulsório.

Estudos de Conservação de Energia

Visando as exigências com o mercado competitivo, nossa empresa busca através de estudos técnicos, juntos aos fabricantes de equipamentos elétricos, uma forma de redimensionar linhas de produção e também a administração de sua empresa, apresentando os valores que serão investidos e os resultados que poderão ser obtidos. Buscando no mercado equipamentos mais eficientes com menor custo de energia elétrica. Assim apresentando junto à concessionária de energia elétrica, o plano de Eficiência Energética.